:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Deputado quer proibir descontos automáticos em benefícios do INSS

Projeto na Câmara quer alterar possibilidade de cobrança de entidades direto na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

Projeto na Câmara propõe fim do desconto automático de aposentados e pensionistas Agência Brasil/Arquivo

Em meio ao escândalo de desvios de aposentadorias, um projeto voltado a proibir descontos automáticos no pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi apresentado na Câmara nessa terça-feira (6).

Pelo texto, ariam a ficar proibidos os descontos de mensalidades em associações e entidades de aposentados. Na prática, o projeto propõe vetar a regra que vale atualmente.

Nos casos de contratação de serviços, o pagamento deverá ser feito de outra forma — como por boleto bancário. A proposta a pelo deputado Danilo Forte (União-CE).

LEIA TAMBÉM

“Esta proposta modifica a Lei nº 8.213/1991 para acabar com essa possibilidade de desconto automático. A partir da aprovação deste projeto, qualquer contribuição a essas associações só poderá ser feita via boleto bancário, diretamente pelo aposentado, de forma voluntária e consciente”, justifica o deputado na proposta.


O deputado defende a mudança para evitar situações ligadas a aposentados e pensionistas, como as investigadas pela PF (Polícia Federal). A suspeita é de que entidades e associações desviaram pagamentos feitos por aposentados e pensionistas.

Os valores foram cobrados na folha, sem que tenham sido contratados. A estimativa é de que a situação levou a um desvio superior a R$ 6,2 bilhões. A forma de devolução dos valores segue em análise pelo governo.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.