DF amplia vacinação contra gripe para todos os públicos a partir de segunda
São 300 mil doses disponíveis para pessoas a partir de seis meses de idade
Brasília|Do R7

O GDF (Governo do DF) vai ampliar a vacinação de gripe para toda a população que tenha a partir de seis meses de idade na segunda-feira (19). A campanha de vacinação original era voltada apenas para grupos prioritários e começou em 25 de março. Segundo a SES (Secretaria de Saúde), o estoque disponível é de 300 mil doses.
LEIA TAMBÉM
Até a última terça-feira (13), 272 mil doses da vacina foram aplicadas no público-alvo. O objetivo da ampliação é aumentar o número de imunizados, reduzir complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus da influenza.
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, afirma que a estratégia de liberar a vacinação depois dos grupos prioritários é comum. “Hoje o DF tem um quantitativo de doses, dado a oferta para o público prioritário e não havendo mais essa procura tão intensa, e considerando o momento de sazonalidade dos vírus respiratórios, é importante intensificar a ação de vacinação contra a gripe”, declara.
A vacina oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B e é atualizada todos os anos. Ela pode ser aplicada simultaneamente a outros imunizantes do calendário básico de imunização. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento e, se possível, a caderneta de vacinação.
As vacinas estarão disponíveis nas salas de vacinas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do DF. A lista completa de locais pode ser consultada no site da secretaria.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp