Sem citar EUA, Lula diz que Brasil e China vão lutar por ‘multilateralismo’
Presidente criticou mais uma vez as políticas tarifárias do presidente Donald Trump durante visita à China
Brasília|Do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (13), que o Brasil e a China tem uma combinação de interesses em defesa do multilateralismo e contra o protecionismo. A fala foi dita em coletiva de imprensa na China em crítica aos Estados Unidos. Sem citar diretamente o país, Lula disse que “de repente alguém acha que tem o direito de taxar tudo, sem pedir licença, achando que é o dono do mundo”, elencou. Esta semana, porém,EUA e China anunciaram redução de taxas.
“Tentar estabelecer o unilateralismo agora é no mínimo um equívoco que se está cometendo”, disse. “Por isso, o Brasil está defendendo com muita força o multilateralismo e lutar contra o protecionismo”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Após as críticas, Lula disse que não tem medo de retaliação dos Estados Unidos. “O Brasil não tem medo de competir com os EUA. Não temos medo de retaliação. O Trump toma as medidas que ele acha melhor para os Estados Unidos. E eu faço o mesmo com o Brasil. Espero que o Trump compreenda isso”, disse Lula.
Polêmica sobre TikTok
Na entrevista, Lula foi questionado sobre uma crítica que a primeira-dama Janja teria feito a rede social chinesa TikTok que teria causado constrangimento. O presidente rebateu que quem fez o questionamento sobre a rede social foi ele, e não Janja, e que a primeira-dama somente pediu a palavra para explicar o contexto brasileiro. “Foi uma coisa simplesmente normal”, disse Lula, acrescentando que Janja pediu a palavra por não ser “cidadã de segunda classe”. O presidente ainda disse que o governo chinês aceitou enviar alguém ao Brasil para discutir a rede social no país.
Lula também criticou a pessoa que vazou a informação da reunião que foi feita às portas fechadas. “Acho estranho é como essa pergunta chegou a imprensa, alguém teve a pachorra de ligar para alguém, e contar uma coisa que era confidencial”, reclamou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp