Consumidores são alvo de tentativa de fraude a cada 3,2 segundos
O segmento com mais ocorrências foi o de bancos e cartões (50,2%); a faixa etária entre 36 e 50 anos é a mais afetada (35,8%)
Economia|Do R7

A cada 3,2 segundos, uma tentativa de fraude é registrada no Brasil. Em outubro, foram contabilizadas 837.419 investidas de golpe contra consumidores e empresas, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Em relação a setembro, o aumento foi de 2,3%. O segmento com a maior parte das ocorrências foi o de bancos e cartões (50,2%), e o menos visado pelos criminosos foi o de serviços (28,2%).
De acordo com a Serasa Experian, a alta nas tentativas de fraude nos meses finais do ano é marcada pelo aumento nas compras e no uso de crédito. De acordo com a entidade, muitos criminosos tentam roubar identidades para pedir empréstimos e abrir contas em bancos.
“Nesse cenário, a prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades regulatórias, e todos devem estar atentos para proteger suas informações pessoais e financeiras por meio de ferramentas eficazes. A segurança e a autenticação em camadas de proteção, que envolve níveis de tecnologia como biometria facial, verificação de documentos, de dispositivos e identidade, ainda são a melhor opção para identificar quem é quem e, de fato, blindar pessoas e empresas contra golpes”, disse o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Consumidores com idade entre 36 e 50 anos (35,8%) foram o alvo preferido dos fraudadores, enquanto aqueles que têm até 25 anos tiveram a menor incidência (7%).
Em outubro, todas as unidades federativas registraram crescimento no número de ocorrências fraudulentas, com destaque para a região Norte, que liderou o ranking, com as maiores variações em Rondônia (3,1%), Amazonas (2,7%), Acre (2,7%), Tocantins (2,6%) e Roraima (2,6%). Em relação aos locais com mais investidas criminosas, São Paulo teve a maior participação (28,8%), com 241.379.
O indicador ainda mostrou que ocorreram 3.866 investidas fraudulentas a cada milhão de habitantes no Brasil. No recorte por unidades federativas, o Distrito Federal liderou o ranking (6.376), seguido por Santa Catarina (5.445) e Paraná (5.251).
Veja 7 dicas para não cair em golpes bancários e como se proteger
Ahmed Sameer El Khatib, coordenador do Instituto de Finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), primeiro lista as características clássicas das pirâmides. Ou seja, se você identificar alguma delas, fique alerta
Ahmed Sameer El Khatib, coordenador do Instituto de Finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), primeiro lista as características clássicas das pirâmides. Ou seja, se você identificar alguma delas, fique alerta